Se seu carro passou a apresentar sintomas de aquecimento, não será necessário se apavorar, talvez seja algo que você consiga solucionar por si só! Tome nota de algumas dicas a respeito de como você pode fazer esse diagnóstico! Leia e saiba mais.
Os carros dos dias de hoje já são equipados com um sistema de arrefecimento mais elegante que os antigos, fazendo uso de aditivos, água desmineralizada e afins, tudo com o objetivo de refrigerar o motor e partes auxiliares. Alguns fatos podem fazer com que esse sistema não funcione propriamente, e é exatamente isso que veremos logo abaixo:
- BOMBA D`ÁGUA COM ROTOR TRAVADO: Podendo também estar com as pás gastas e travadas, isso faz com que o líquido de arrefecimento não circule e o motor aqueça demasiadamente. A bomba d`água, nesses casos, pode estar apresentando vazamentos. Um dos sinais é que as mangueiras que ligam a bomba ao motor estarão demasiadamente diferentes em temperatura;
- VÁLVULA TERMOSTÁTICA COM PROBLEMAS: Podendo estar enferrujada, travada ou engripada, causa problemas na circulação do líquido de arrefecimento. Os pistões acabam ficando derretidos e o problema realmente só piora, pois com a presença do óleo aquecido, o atrito acaba destruindo o motor de dentro para fora. Para diagnosticar isso, apalpe as mangueiras que entram e saem do radiador, se perceber grandes diferenças na temperatura, como no teste anterior, você poderá precisar trocar as peças;
- CABEÇOTE DO MOTOR QUEBRADO: Seja empenado, trincado ou com junta queimada, costuma ter raízes em um problema muito mais profundo, um aquecimento extremo e que deságua na necessidade de troca de todo o sistema de arrefecimento;
- VAZAMENTOS SIMPLES: Dos males, o menor. Se você está com o carro aquecendo, busque por vazamentos em mangueiras, guarnições ou todo tipo de vedações. Caso não encontre o local, mas perceba que está havendo vazamento, uma visita ao mecânico para fazer uma revisão sistêmica é mais que bem vinda. Esses são alguns dos mais comuns casos, lembrando que podem existir outros, ok?
Mesmo só tendo sido citado no último ponto, a presença do mecânico em qualquer uma dessas situações é indispensável! Pois, como o visto, se os problemas não forem solucionados assim que possível, podem florescer em questões muito mais graves e custosas.
Logo, lembre sempre de efetuar suas revisões regulares, tendo uma atenção primordial aos sinais que aparecem durante a utilização diária de seu automóvel!
Veja mais em trocar pastilha de freio,
troca de oleo,
carro sem força,
carro nao liga,
carro falhando,
carro esquentando,
cambio dualogic,
cambio automatico,
adtivo para radeador,
adtivo para radeador entre outros.